22 nov, 2018

Curso sobre acessibilidade capacita profissionais da engenharia e arquitetura

A ação já capacitou cerca de 300 profissionais e integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador, inserida no eixo Desenvolvimento Social.

Foi realizado nesta segunda-feira (19), o curso Acessibilidade Aplicada, promovido pela Prefeitura, através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) destinado a agentes públicos municipais, estudantes e profissionais que trabalham com engenharia e arquitetura em Salvador.

A aula que abordou a acessibilidade voltada para a elaboração de projetos, laudos e obras 100% acessíveis, foi ministrada pelo arquiteto Eduardo Ronchetti, formado pela Universidade Mackenzie. Ele destacou que "A acessibilidade só existe quando todas as deficiências são atendidas". Durante a aula prática, os alunos foram vendados e caminharam pelo prédio para sentir “um pouco do que as pessoas com deficiência visual passam todos os dias”.

Uma das participantes do workshop, a arquiteta Catarina Barreto, disse que o curso auxilia no projeto a ser desenvolvido principalmente na questão da acessibilidade que deve ser pensada desde o planejamento da obra.

A ação já capacitou cerca de 300 profissionais e integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador, inserida no eixo Desenvolvimento Social.

O curso termina nesta terça (20) e segundo a diretora-geral do UPCD, Risalva Telles, a proposta é que todos os profissionais possam desenvolver habilidades e um olhar mais apurado ao realizar projetos nas áreas públicas e privadas. "O objetivo é despertar, motivar o conhecimento e a sensibilidade da importância de aplicar essas ações de acessibilidade. É uma preocupação da Prefeitura, desta gestão. É quase uma campanha pela acessibilidade", explicou.




Fonte: Radar Imobiliário