25 ago, 2017

Construção Sustentável: Residencial Ícaro Terá Até 34% De Economia Em Energia

O residencial, em construção em Curitiba (PR), será um dos pioneiros no Brasil, que avalia diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais.

Em construção no bairro Cabral, em Curitiba (PR), o residencial ÍCARO, empreendimento da incorporadora AG7, é destaque não somente pelo projeto ícone de arquitetura contemporânea, mas também pelo propósito sustentável vinculado a ele. O ÍCARO apresenta soluções de eficiência energética que proporcionarão, por exemplo, uma economia de até 34% no consumo de energia nas áreas comuns, em comparação a um edifício padrão.

Os resultados foram obtidos por meio de uma simulação energética de iluminação artificial, ar condicionado, equipamentos realizada com base nos projetos complementares do empreendimento. Um dos grandes influenciadores dessa economia, de 15.462,37kwh/ano é a utilização de iluminação natural e equipamentos eficientes.

Com o projeto idealizado pelo arquiteto Arthur Casas, o empreendimento foi desenhado para que se deixasse a maior quantidade de iluminação adentrar em seus cômodos, primando por janelas maiores e qualidade superior de vidro. O resultado são apartamentos com quatro vezes mais incidência de luz solar. Com isso, a redução do consumo de energia total do empreendimento será de 20%.

Outro influenciador importante nessa economia é que 15% da energia do condomínio será gerada por painéis fotovoltaicos (energia solar), instalados nas superfícies de cada torre do residencial ÍCARO. Além disso, o residencial terá 27% de redução do consumo do ar-condicionado nas área comuns e 20,15% áreas privativas.

“Isso é possível devido ao projeto permitir o conforto térmico das casas suspensas, que serão, em média, 2ºC mais frescas no verão e 2ºC mais quentes no inverno, sem o uso de qualquer equipamento de aquecimento ou resfriamento. Para isso acontecer o ÍCARO terá paredes espessas com isolamento, laje jardim, vidros de alta tecnologia e grande aproveitamento de ventilação e iluminação natural”, explica Matheus Forte da consultoria em sustentabilidade Forte Soluções Ambientais.

Fonte e matéria completa: Segs | Foto: Pexels / Divulgação