06 fev, 2018

Confiança dos empresários da construção cresce em janeiro, diz CNI

De acordo com o levantamento mensal da Confederação Nacional da Indústria, índice atingiu 57,2 pontos no primeiro mês do ano e é o maior desde fevereiro de 2013

O índice que mede a confiança dos empresários atingiu, em janeiro, o nível de 57,2 pontos em uma escala de 0 a 100. É o maior valor registrado pela Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), desde fevereiro de 2013. O principal motivo da alta é a melhora do indicador de expectativas, que saltou de 60,5 pontos em dezembro para 61,4 pontos em janeiro. A marca de 50 pontos é considerada pela CNI uma linha divisória entre cenários otimistas (pontuações mais altas) e pessimistas (mais baixas).

Quatro indicadores de expectativas futuras registraram alta no período apurado. Os índices de nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços atingiram, respectivamente, 56,2 e 55,7 pontos. Também cresceram os índices para compras de insumos e matérias primas e de número de empregados também registraram alta e fecharam o mês, respectivamente, com 55 e 54 pontos.

Apesar do otimismo futuro, os indicadores do nível de atividade atual (44,9) e do número de empregados (43) caíram 1,9 ponto na passagem de novembro para dezembro. Apesar da queda usual para o mês de dezembro e de estarem abaixo da linha divisória dos 50 pontos, de acordo com o documento, essa é a menor baixa registrada desde 2014.

Fonte: AECweb