21 fev, 2018

Casa ecológica na Bahia segue a metodologia da arquitetura orgânica

Essa casa ecológica na Bahia foi desenhada com a metodologia da arquitetura orgânica e está localizada em uma fazenda que segue os princípios sustentáveis.

O foco deste trabalho foi unir a arquitetura orgânica a soluções de baixo impacto na construção civil, concretizando o sonho de uma família de construir uma moradia que respeite o ser humano e todo o meio ambiente do entorno. Projetada para um casal com dois filhos, o desenho da casa foi dividido em duas áreas bem definidas e separadas: pública e privadas, ligadas por um hall de entrada. A área pública é um espaço aberto, atendendo às necessidades da família com uma vida social bastante ativa; onde está a cozinha, hall e sala de jantar. 

Pensando na integração com a natureza, foram projetadas varandas espaçosas que conectam com uma bela vista para a floresta, e o jardim está localizado para aproveitar ao máximo o sol, satisfazendo a demanda dos pais de quererem acompanhar de dentro de casa as crianças brincando lá fora. 

Escolha de Materiais As escolhas de materiais e técnicas utilizadas seguem princípios sustentáveis, desde a chegada dos insumos até os resíduos da obra. Boa parte do madeiramento da casa foi obtido de material demolido, e o restante através do manejo de árvores caídas dentro da propriedade, respeitando a legislação ambiental neste quesito. Outra escolha de material sustentável foi o uso de bambu Guadua nas colunas e vigas do telhado, trazendo singular beleza e leveza para suportar a carga exercida pelo teto verde. As paredes da casa ecológica de hiperadobe junto com o telhado verde criaram uma considerável massa térmica na casa, permitindo que permaneça fresca no verão. 

As paredes são mistas entre hiperadobe (terra compactada) – além de ser elemento estrutural e térmico, facilitou as formas curvas da casa – e tijolos de solo-cimento, comprados de uma pequena fábrica familiar, fortalecendo a economia local. A execução do projeto permitiu também a capacitação de bioconstrução da equipe local. As paredes de terra crua, rebocos e tintas de argila permitem manter o nível de umidade mais adequado para saúde do ser humano. Confira as vantagens da construção com terra A estrutura de bambu e madeira são do próprio local. Projetada com colmos de bambu tratado da espécie Guadua Angustifolia com diâmetro externo de 12cm e parede de 20mm para aguentar os dois tetos vivos, sendo um com cerca de 122,00 m2 e outro com 132,00 m2. 

O desafio foi descobrir qual o vão máximo que poderia ser adotado pelos elementos estruturais destes telhados . Apesar da norma técnica de construção com bambu estar em trâmite junto à ABNT, até o presente momento não temos nenhuma rotina de cálculo em vigência, por isso os cálculos foram baseados na norma peruana (diseño y construcción con bambu) e feito um paralelo com a NBR 7190 (projeto de estruturas de madeira), através de uma adaptação das análises de Estado Limite Último e Estado Limite de Serviço. Ao fim, o resultado permitiu que a obra tivesse uma estrutura mais enxuta e segura. 

Fonte: Sustentarqui