17 set, 2018

Bancos oferecem aplicativo para reduzir tempo na aprovação de financiamentos

Agora é possível também contratar e acompanhar todo o processo do financiamento imobiliário através das plataformas.

O celular já realiza quase todas as funções necessárias para adiantar o dia a dia das pessoas, agora é possível também contratar e acompanhar todo o processo do financiamento imobiliário através das plataformas.

Simulação de empréstimo, aprovação de crédito, envio de documentos e contratação do seguro são etapas que seriam exigidas a presença do consumidor no banco, mas que podem ser feitas através do aplicativo do celular. A única exigência é ir na instituição para assinar o contrato, com isso o cliente economiza tempo de até 50% na concretização do negócio.

Uma das plataformas, WebCasas, do Santander já possui cerca de 200 mil pessoas acessando o site, por mês.

O Banco do Brasil (BB) informou que esse tipo de transação por celular representa 5% de todos os serviços do tipo. Igualmente do Bradesco.

Mas de acordo com o BB, a expectativa é de chegar a 25% nos próximos anos. Já Itaú Unibanco e Caixa estão em processo de desenvolvimento, mas já conseguem operar pelos sites, o que diminui em até 40% o tempo para finalizar contratos.

Em um dos grupos mais conhecidos no Brasil, que envolve três plataformas de imóveis, já são oito milhões de imóveis anunciados e 633 mil usuários ativos por mês.

Todo processo é feito online, busca do imóvel, contato com o vendedor, selecionar as unidades de preferência para receber notificações, entre outros serviços. Mas nada tira o lugar de visitar a propriedade para conhecer as características e verificar a estrutura.

Para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), apesar de facilitar o processo, é importante a presença de um corretor especializado para garantir a segurança da transação.




Fonto: Radar Imobiliário