08 nov, 2021

A volta por cima

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 06/11/21

Bons ventos chegam à Salvador e preparam a cidade para uma virada de jogo, frente ao cenário de dificuldades trazido pela pandemia após um ano e meio. A prefeitura lançou, na última semana, um pacote de ações e investimentos para dinamizar o sistema econômico e garantir geração de emprego e renda. Intitulada 'Volta por Cima', a iniciativa vai contar com investimentos de R$3,3 bilhões para aquecer a economia da capital.  

O pacote, vale lembrar, teve diversas contribuições da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), que vê o mercado imobiliário não apenas como atividade econômica, mas como um alto gerador de desenvolvimento para as regiões onde atua.   

A prefeitura anunciou a continuidade dos descontos de 20% do ITIV (Imposto sobre a Transmissão de Intervivos) para imóveis novos, além do desconto de 50% na outorga onerosa para novos empreendimentos, bem como de 20% de desconto no ITIV de imóveis novos. Ambas ações pleiteadas pela ADEMI-BA.   

Esse tipo de iniciativa é importante pois dá um novo gás para a retomada que já está acontecendo no setor. Fortalecendo as empresas e agentes que movimentam o mercado imobiliário, encorajando o lançamento de novos empreendimentos e atraindo mais investimentos para a cidade, a capital baiana se torna um gerador de negócios que vai reforçar toda sua cadeia produtiva.  

A gestão municipal anunciou ainda que lançará o novo edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento e Inovação (PIDI), que envolve modernização da declaração de lançamento de unidades imobiliárias; adesão à rede Simm para acelerar o tempo de abertura de empresas, e a criação do novo portal para autorregulação dos micro e pequenos negócios inscritos no Simples Nacional.  

E para incentivar a produção e consumo de energia solar fotovoltaica na capital baiana, vai contar com o programa Salvador Solar, que vai oferecer descontos em impostos para quem usar energia solar.  

Entre os anúncios estão a redução de 60% do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); desconto de até 10% no IPTU para estabelecimentos comerciais e empreendimentos; desconto de 10% na outorga onerosa; e que estacionamentos não serão considerados como áreas construídas para o cálculo de IPTU.  

O objetivo é trazer inovação com sustentabilidade, gerando oportunidades de emprego, gerando energia limpa e renovável. Hoje o tema deixou de ser visto como simplesmente a adoção de medidas ecológicas ou de mitigação de impactos ambientais, mas sim de uma forma mais ampla, porém associado a desempenho e inovação tecnológica.  

Justamente entendendo a importância do crescimento sustentável do mercado imobiliário, a ADEMI-BA segue atenta ao desenvolvimento de energias renováveis e preza pelo crescimento sustentável do mercado imobiliário, tendo contribuído também para que a medida integrasse o pacote de iniciativas do Município.   

Essas novas ações, essenciais para o aquecimento da economia após o momento de crise causado pela pandemia, vêm na mesma esteira de investimentos como o novo Centro de Convenções de Salvador, que já começou a dinamizar, atrair mais investidores para a região, especialmente novos empreendimentos imobiliários e uma ampliação do leque de serviços para os moradores do entorno.    

Obras de infraestrutura como o BRT e outros grandes corredores transversais não ficam de fora desses recentes investimentos feitos em Salvador. Essas intervenções fortalecem a malha de mobilidade da cidade e criam novas oportunidades de negócios.  

Nesta coluna sempre reforçamos a importância do mercado imobiliário como um setor que impulsiona a economia soteropolitana. Agora, com esse novo pacote de medidas, é possível ver um cenário em 2022 ainda mais favorável ao desenvolvimento, com novos empreendimentos e negócios ajustados às necessidades das pessoas.   

 

Cláudio Cunha
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).