ADEMI-BA

 

Institucional

2016 foi mais um ano de desafios e muita instabilidade para a economia do País e, consequentemente, para a construção civil e o mercado imobiliário nacional e baiano. O cenário político e econômico desafiador trouxe insegurança entre os consumidores e incertezas aos empresários, que se mostraram receosos para investir.

A ADEMI-BA, como instituição que busca sempre incentivar o crescimento do segmento, realizou ações que contribuíram significativamente para reverter a situação e alavancar a economia baiana. Além disso, promoveu discussões sobre assuntos pertinentes ligados ao setor. O primeiro deles foi o Seminário de Normas Técnicas que, com a participação de especialistas no tema, reuniu profissionais para tirar todas as dúvidas sobre a Norma de Desempenho 15.575.

Em setembro, o Salão Imobiliário da Bahia gerou novos negócios e oportunidades através da oferta dos mais variados tipos de imóveis para a população, com a participação das principais construtoras e incorporadoras do estado. Durante o evento, foram movimentados quase R$ 60 milhões.

O Fórum de Sustentabilidade, realizado em novembro, debateu o tema “Ética no mundo dos negócios: está na hora de repensar”. Nomes como Eduardo Pedreira, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) na área de sustentabilidade corporativa e seus desdobramentos; Ricardo Teixeira, sócio da Deloitte, empresa de auditoria, consultoria e assessoria financeira; e Carla Visi, cantora, jornalista e gestora ambiental apresentaram visões diferenciadas e inovadores sobre esse assunto tão complexo.

Finalizando o calendário de eventos, a ADEMI-BA promoveu a sua 27ª Convenção Anual com duas grandes novidades: a realização simultânea do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI) e, pela primeira vez, a cerimônia de entrega do Prêmio ADEMI-BA.

Com a participação de associados, diretores, representantes das principais entidades ligadas ao setor e autoridades, o FLIMI promoveu um ciclo de palestras sobre questões relevantes e atuais, com especialistas renomados. No primeiro dia, o diretor executivo da ABECIP, Filipe Pontual, o pesquisador e coordenador do FipeZap, Eduardo Zylberstajn, o diretor executivo da Caixa, Teotônio Rezende e a assessora jurídica da ADEMI-BA, Maria Amélia Garcez debateram o tema “Onde está o mercado?”.

“Negócios na era digital” foi o assunto do segundo dia, debatido por Lucas Vargas, CEO da VivaReal e Eduardo Schaeffer, CEO da Zap Imóveis. Ainda sobre o tema, o diretor de Marketing da ADEMI-BA, José Azevedo Filho, apresentou o Case da Semana M².

Realizada pela primeira vez durante a Convenção Anual, a cerimônia do Prêmio ADEMI-BA consagrou os melhores do mercado imobiliário. Moura Dubeux, LIV (empreendimento da Costa Andrade, Dona Empreendimentos e Capa Incorporadora) e OR – Odebrecht Realizações conquistaram as categorias Empresa Destaque do Ano, Lançamento Imobiliário e Inovação e Sustentabilidade, respectivamente, em uma noite de festa e celebração. O resultado desta edição demonstra que as construtoras e incorporadoras atuantes na Bahia estão cada vez mais dedicadas a oferecer empreendimentos de alta qualidade, atentas à importância da preservação do meio ambiente através de práticas sustentáveis nos mais diversos aspectos e, principalmente, preocupadas com a cidade.

Para 2017, as notícias animadoras já neste início do ano, reforçam as perspectivas de uma melhoria significativa da economia e uma retomada do crescimento. E a ADEMI-BA atuará fortemente pela segurança jurídica, no sentido de contribuir para essa retomada de mercado com seus associados fortalecendo o setor, num ambiente de negócios e cooperação capaz de responder prontamente aos desafios que surgirem.

Nossa Trajetória

2015

O ano de 2015 foi extremamente desafiador para a ADEMI-BA por conta da conjuntura econômica em crise do Brasil. Muitas dificuldades, de fato, mas ao invés de ficarmos paralisados diante dos obstáculos, buscamos agir para retomar o crescimento.

Em agosto, a ADEMI-BA completou 40 anos de existência.

Na categoria residencial, o Porto Trapiche Residence, às margens da Baía de Todos os Santos, foi o grande premiado. Já na categoria comercial, o troféu foi para o empreendimento Manhattan Square / Wall Street.

Com o tema “Brasil eficiente, País mais justo”, o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC, realizado pela ADEMI-BA e Sinduscon-BA, escolheu Salvador para ser a sua sede.

Já o Fórum de Sustentabilidade, promovido pela ADEMI-BA, mostrou mais uma vez a sua importância dentro da agenda de eventos sustentáveis do Estado. A sexta edição, realizada em julho debateu o tema “Cidades Criativas – O Cenário Urbano Pede Inovação”.

O fim de ano trouxe a Convenção Anual, que em 2015 foi de suma importância para munir o setor com estratégias para vencer a desaceleração econômica brasileira. Uma programação de entretenimento e negócios reuniu associados, convidados e imprensa no Tivoli Ecoresort Praia do Forte.

Com o intuito de aquecer o mercado imobiliário e atrair consumidores, a ADEMI-BA criou o evento Semana M², que ofereceu para a população baiana mais de 50 empreendimentos em Salvador e Região Metropolitana, com descontos a partir de 5%, no mês de outubro.


Para prestigiar e valorizar empresas e profissionais do mercado imobiliário, a ADEMI-BA vem desenvolvendo, ao longo destes anos, uma série de eventos institucionais. Assim, o Prêmio Ademi contempla os associados, que contribuem aos aspectos histórico e urbanístico na Bahia, e o Papo Concreto, criado em 2008, homenageia um nome importante para a história do setor na Bahia.

E para acompanhar de perto a expansão do mercado imobiliário local, a associação, sempre, realiza pesquisas, que mostram dados como as áreas em maior expansão de Salvador e o perfil dos imóveis mais procurados. Em 2008, a ADEMI-BA realizou a Pesquisa do Consumidor do Mercado Imobiliário, durante o 3º Salão de Negócios Imobiliários da Bahia. Já para manter seus associados bem informados sobre assuntos de interesse ao setor, a ADEMI-BA promove o Fórum ADEMI-BA e o Ciclo de Palestras do Mercado Concreto, com participação de renomados especialistas das áreas de Engenharia, Economia e Comunicação, entre outros.

Na esfera social, a ADEMI-BA se mantém firme no seu compromisso. Com a meta de incentivar a adesão dos associados às ações sociais, a entidade criou o Selo de Responsabilidade Social da ADEMI-BA. Além disso, desenvolve ações direcionadas, a exemplo do projeto Nova Geladeira, realizado em 2008, em que a ADEMI-BA, em parceria com a Coelba e o Banco Popular do Brasil, assinou um convênio permitindo o acesso dos trabalhadores da construção civil a novos refrigeradores subsidiados em 60% do valor real.

E para finalizar as atividades anuais, a entidade realiza a já consolidada Convenção Anual da ADEMI-BA, reunindo os associados, para discutir, junto a jornalistas e autoridades, o panorama atual do mercado imobiliário.

Nomad