14 mar, 2018

Vidro solar colorido de Dubai chegará ao Brasil

A empresa Emirates Insolaire fabrica vidros fotovoltaicos e espera certificações do Inmetro para começar a atender o mercado brasileiro.

Uma empresa de Dubai, a Emirates Insolaire, pretende comercializar vidros fotovoltaicos coloridos para uso em fachadas e coberturas no Brasil. A empresa aguarda apenas as certificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para iniciar a venda dos produtos e estabelecer showroom e escritório em São Paulo.

As informações são do executivo de Vendas e Marketing da empresa para a América Latina, Rogerio Carranza Duarte, que já vem prospectando o mercado nacional. O executivo contou para a ANBA que o processo para obtenção das certificações está encaminhado no Inmetro e ele acredita que a empresa as terá até o mês de junho.

Os vidros fotovoltaicos que a Emirates Insolaire fabrica são da tecnologia Kromatix, desenvolvida pela companhia suíça SwissINSO. São vidros coloridos que podem ser utilizados em fachadas para captação de energia solar. Essa energia posteriormente pode ser consumida pelas próprias edificações que os vidros revestem.

A Emirates Insolaire fabrica o produto nos Emirados Árabes Unidos. A empresa foi estabelecida em 2013 a partir de uma joint-venture entre a SwissINSO e a Dubai Investment. Essa última é uma das grandes companhias investidoras dos Emirados e tem negócios também em vários outros segmentos, como o farmacêutico, de construção civil e imobiliário.

O executivo da Insolaire conta que há projetos que usam os produtos da Insolaire nos quais a energia gerada chega a atender quase a totalidade do consumo demandado pelo prédio. Mas isso varia segundo o projeto. A tecnologia é uma solução frente ao uso de painéis solares apenas no teto das edificações, o que acaba produzindo quantidade menor de energia.

Como os vidros Kromatix são coloridos, eles são adequados para uso em fachadas. A Insolaire oferece o produto em seis cores: cinza, verde, azul, terracota, bronze e ouro. As suas primeiras têm opção de tonalidade clara. Todas são cores opacas, o que dá mais eficiência para a produção de energia, segundo Duarte. Ainda há opção de o cliente escolher alguma cor fora desta cartela, mas ela não terá o mesmo desempenho, de acordo com o executivo.

Duarte conta que essa é uma solução única e exclusiva no mundo para aplicação de revestimento e acabamento em edificações com geração de energia solar fotovoltaica. “A coloração do Kromatix não se trata de tinta, pigmentação ou película, mas vem de um processo de deposição atômica de nanopartículas na superfície do vidro”, diz o executivo. Segundo ele, foram mais de oito anos de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo informações de Duarte, já há clientes interessados em comprar da Emirates Insolaire. A maior demanda está em prédios comerciais e residenciais, mas também há interesse de uso em casas de alto padrão e indústrias, segundo o executivo. A Insolaire fornece o material e tem parceiros aptos a fazer a instalação no Brasil. O produto se integra ao mercado Building Integrated PhotVoltaics (BIPV), de incorporação de painéis solares na construção.

A Emirates Insolaire já tem instalados 60 mil metros quadros com seus produtos mundo afora. Em Dubai o uso deve começar em abril, segundo o executivo Duarte. Ele não pode dar detalhes, mas informa que a empresa fornecerá para três projetos icônicos da municipalidade de Dubai, além de outros. No Brasil, todas as regiões são adequadas para uso da tecnologia, de acordo com o brasileiro. Duarte explica que o investimento acaba se pagando ao longo do tempo com a produção da energia.

Em Copenhagen, na Dinamarca, a Insolaire forneceu vidros para a maior fachada fotovoltaica do mundo, da Copenhagen International School, com 6.600 metros quadrados de revestimento. Segundo Duarte, o projeto foi identificado como um dos cinco que mudará para sempre o conceito de arquitetura no mundo. 

A Emirates Insolaire também é distribuidora exclusiva dos paineis de vidros fotovoltaicos da empresa Almaden na América Latina. Estes não são coloridos. Eles são fabricados pela Almaden nos Emirados e na China. 

Fonte: Obra24horas