09 jan, 2018

REATIVAÇÃO DE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO DA CAIXA MOBILIZA MERCADO IMOBILIÁRIO

A partir de agora, quem quiser comprar um imóvel usado, pode contar com um financiamento de até 70%. A novidade é possível após a reativação do programa pró-cotista da Caixa Econômica, que oferece os menores juros do mercado e entrou 2018 com um recurso de R$ 4 bilhões. Isso significa que mais pessoas terão acesso ao crédito para financiar sua casa própria e cenário é visto de forma promissora pelo mercado imobiliário, que espera consolidar o crescimento do setor iniciado ainda no último trimestre de 2017. 

Aliado ao retorno da linha pró-cotista, o cenário econômico também tem se mostrado mais favorável. “A taxa SELIC de 7% é a menor taxa de juros da história e a inflação ficou abaixo da meta, em 3,49%. Vimos também três meses de crescimento consecutivo de empregabilidade. Todos esses fatores contribuem para o crescimento do poder de compra e na confiança do mercado na economia”, relata Cláudio Cunha, Presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). 

Cláudio destaca que, com a possibilidade de um menor endividamento, aumenta a velocidade nas vendas. “No momento, nossa expectativa é de que ocorram mais lançamentos imobiliários, em um ritmo que acompanhe a retomada econômica e o consequente aumento do poder de compra do cidadão. Dessa forma, podemos prever um crescimento que seja longevo e tenha uma maior estabilidade”, completa. 

Semana M²

Em sintonia com essa nova conjuntura, a ADEMI-BA lança em março a terceira edição da Semana M². O evento oferece, através de uma plataforma digital, a oportunidade para as pessoas adquirirem um imóvel de forma mais rápida e a preços com descontos. “Ao alavancar as vendas de imóveis residenciais e comerciais, o mutirão online da Semana M² se constitui em exemplo do potencial que a tecnologia digital coloca à disposição do mercado imobiliário no campo da inovação”, declara o Presidente da associação.