14 mar, 2018

Prédio do Sebrae vence prêmio internacional de sustentabilidade

Localizado em Cuiabá, projeto de José Afonso Portocarrero vence o Breeam Awards 2018 nas categorias de melhor edificação sustentável pelo júri e pelo voto popular.

O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá (MT), levou dois troféus no Breeam Awards 2018, prêmio mundial de construções sustentáveis. As honrarias foram de melhor edificação sustentável, na categoria novas construção em uso das Américas, e melhor prédio sustentável da premiação, pelo voto popular digital. Foi a primeira vez, em cinco edições, que uma edificação da América Latina chegou na etapa final.

O projeto é do arquiteto, professor e doutor em habitações indígenas brasileiras, José Afonso Botura Portocarrero. Segundo ele, a cultura do povo Xingu, residentes da Amazônia, foi a principal fonte de inspiração. O fato chamou atenção e foi citado no anúncio dos vencedores.

A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira, (6). A solenidade faz parte do Ecobuild 2018, o maior evento de construção sustentável do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE), realizado nesta semana.

Fonte: AECweb