18 fev, 2019

Instituto estima abrir conselhos regionais em toda a Bahia

O Instituto IBDI tem entre as suas finalidades, o fomento do progresso científico, o aprimoramento a difusão e o ensino do direito imobiliário.

No quadro Radar Jurídico deste sábado (16), o presidente do Instituto Baiano de Direito Imobiliário, Bernardo Romano, entrevistou o registrador de imóveis e diretor de integração regional Pedro Bacelar que falou sobre como funciona os conselhos regionais do IBDI.

Segundo Bacelar, o Instituto tem entre as suas finalidades, o fomento do progresso científico, o aprimoramento a difusão e o ensino do direito imobiliário.

“Com o intuito de cumprir esse papel, haverá pela diretoria executiva do IBDI, a criação de diversos conselhos regionais que vão ser responsáveis por integrar e expandir. A ideia é que haja Conselho nas principais regiões da Bahia”.

De acordo com o diretor, com a Constituição ampliasse as possibilidades de difusão, do conhecimento da matéria, esse alcance inclusive vai facilitar a realização de campanhas de conscientização destinados a todos atores envolvidos no mercado imobiliário e essa propagação tem grande importância no estado.

“Foi a difusão do conhecimento da matéria aliado a todas as novidades jurídicas ocorridas no cenário imobiliário, como a multipropriedade, a regularização fundiária”.

Para Bacelar, o Instituto tem que impulsionar o desenvolvimento e crescimento da Bahia, seja por meio da facilitação de circulação de riquezas do acesso ao crédito ou da própria promoção do direito fundamental a moradia.

Conforme Bacelar, o IBDI, espera que com a criação dos Conselhos haja uma grande interiorização do conhecimento do direito imobiliário e possa haver um grande engrandecimento de retorno para a Bahia.

Para finalizar, Romano disse que os Conselhos são muito importantes para a Instituto quanto para o estado.  

 

 





Fonte: Radar Imobiliário