03 jan, 2018

Dicas de como economizar energia no verão

A estação mais quente do ano chegou!

Além do calor a estação geralmente traz o aumento na conta de luz, principalmente com as mudanças nas bandeiras tarifárias (definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL). Por isso o consumidor precisa ficar atento a seus hábitos, especialmente nessa época do ano, mas com medidas simples, ao alcance de todos em casa, é possível economizar energia no verão, sem perder conforto. 

As dicas de como economizar energia no verão valem para evitar o desperdício, nesses tempos de energia mais cara devido aos baixos níveis dos reservatórios e acionamento de térmicas. Confira: 

– Usando a geladeira: Faça o teste do papel para saber se a vedação de sua geladeira está 100%. Para saber se a borracha da sua geladeira está vedando como deveria, faça o teste do papel. Coloque uma folha entre a porta e a borracha e feche. Puxe o papel. Se sair facilmente é sinal que a borracha esteja em mal estado. Mas atenção, faça o teste na parte superior, inferior e na lateral. Não coloque as roupas para secar na parte detrás da geladeira, isso irá forçar o motor e fazer com que sua geladeira consuma mais energia.   

– Usando as lâmpadas: Não ligar as luzes durante o dia. Aproveite a iluminação natural. Abra as janelas e cortinas. Na hora de pintar a casa, escolha cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.   Relacionado: 20 dicas de como economizar água em casa   

– Usando o chuveiro: Use a chave seletora na posição Verão, isso irá reduzir o consumo de energia em até 30%. Evite banhos demorados.   

– Usando o ar-condicionado: Use o controle do ar-condicionado para programar o desligamento uma hora antes do seu despertar pela manhã. A potência do ar deve ser compatível com o tamanho do ambiente. Limpe o filtro periodicamente. Usando a máquina de Lavar: Junte uma boa quantidade de roupas e lave essas peças todas de uma só vez.   

– Usando o ferro elétrico: Junte uma boa quantidade de roupas e utilize o ferro de uma só vez. Use a temperatura indicada no ferro elétrico para cada tipo de tecido.

Fonte: Sustentarqui