19 fev, 2024

Construção Sustentável: o casamento perfeito entre tecnologia e meio ambiente

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas por aqui já estamos trabalhando muito e de olho nesta pauta que vem guiando o mercado imobiliário e transformando a atuação das empresas no setor da construção civil. 

O avanço da inteligência artificial e a implementação de tecnologia vem dando espaço a materiais mais eficientes, a implementação de sistemas de energia renovável, a otimização do uso de recursos e a redução do impacto ambiental. De fato, a tecnologia vem construindo um ambiente mais resiliente, eficiente e amigável ao meio ambiente.

Na Bahia, temos premiado, em nosso tradicional Prêmio Ademi-BA, empresas do mercado imobiliário que vêm assinando projetos inovadores e alinhados com valores sociais e ambientais. Empreendimentos que fazem uso de materiais sustentáveis, como madeira certificada, proveniente de manejo florestal sustentável, tijolos ecológicos feitos com materiais reciclados, concreto permeável, que ajuda a reduzir o escoamento superficial e a recarga de lençóis freáticos, telhados verdes, que contribuem para a redução de calor, têm sido recorrentes.


Junto com a tecnologia, a construção civil também vem priorizando o aspecto social, como a segurança no trabalho, a diversidade e inclusão, o bem-estar dos trabalhadores e das comunidades. O enfoque crescente na responsabilidade social corporativa também refletem o compromisso crescente da construção civil com práticas sustentáveis, responsabilidade social e boa governança, alinhando-se aos princípios ESG.

O futuro da construção civil é promissor e está voltado para uma abordagem mais sustentável, com toda a amplitude que esta palavra significa, eficiente e tecnologicamente avançada.