01 fev, 2018

Conheça as vantagens da plataforma BIM

Com o BIM é possível inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte da planta

Plataforma BIM é a modelagem da informação da construção, que permite criar plantas de construção inteligentes. Ou seja, consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte dessa planta.


Um projeto arquitetônico realizado em BIM, por ter uma visão espacial em 3D, já auxiliaria a encontrar erros. Ao integrar com informações, possui uma geometria que auxiliará em todo o processo da construção. Isso envolve planejamento, serviços preliminares, planejamento, orçamento, fundação, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias.


Vantagens da Plataforma BIM

Pergunte a qualquer empresário da construção:


Você quer aumentar sua produtividade? A resposta mais provável é um sonoro sim! Essa é uma das propostas da plataforma BIM, que permite que várias pessoas editem o projeto ao mesmo tempo. E ainda gera produtividade por evitar fazer algo mais de uma única vez, o famoso retrabalho, visto que consegue-se ver em tempo real se há algum conflito, como um pilar ficando na frente do elevador.


Outro ponto muito comentado pelas construtoras que utilizam a plataforma BIM é a possibilidade de modelar objetos já inserindo as suas propriedades físicas. Além de poupar tempo em etapas futuras, torna o projeto de engenharia integrado, permitindo uma análise mais precisa de como está a obra e com isso facilita a tomada de decisão.


7 principais vantagens da plataforma BIM

Em uma pesquisa realizada pela Autodesk e McGraw-Hill Construction, ficou evidenciado as 7 principais vantagens do uso da plataforma BIM na visão de proprietários de projetos de infraestrutura.


Veja como ficaram distribuídas as respostas:

1- 44% – Melhores resultados;

2- 44% – Redução no retrabalho dos projetos em plataforma BIM;

3- 38% – Menos litígios de sinistros;

4- 33% – Redução de erros em documentos;

5- 33% – Redução no tempo do fluxo de trabalho;

6- 33% – Redução na duração do projeto;

7- 22% – Redução no custo da construção.


O fato dos custos ter ficado apenas na 7º posição como principais vantagens da utilização do BIM, difere de outros estudos, como o da Dodge Data & Analytics. Nela 48% dos profissionais da construção entrevistados, olham uma redução de custos de pelo menos 5% no final do projeto, por utilizar a plataforma BIM e não outras plataformas.


Outras duas vantagens levantadas pelo estudo são:

Mais de 51% vêem claramente uma redução no tempo de projeto;

31% dos respondentes observaram melhoras significativas, de aproximadamente 25%, na produtividade do trabalho.

Fonte: A&C Web