29 dez, 2017

Carta de Praia do Forte

Chegou a hora de passarmos a uma nova fase

O Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI), realizado durante a 28a Convenção Anual da ADEMI-BA, apresentou um retrato ao mesmo tempo abrangente e detalhado do cenário brasileiro atual. Amplo, porque tratou de assuntos tão diversos quanto as novas formas de morar, as linhas de crédito disponíveis para o setor e as perspectivas político-econômicas para 2018. Detalhado, porque reuniu pessoas que vivenciam todos esses cenários no seu cotidiano e compartilharam suas experiências, desafios e soluções.

Dos encontros realizados durante o Fórum e a Convenção, a Diretoria da ADEMI-BA conclui que estamos em um momento rico em oportunidades. Com a economia brasileira voltando a apresentar resultados positivos, os empresários e a sociedade mostram-se mais confiantes e dispostos a fazer o País dar um passo à frente, independentemente das agruras políticas.

Inegável que a corrupção criou uma crise moral que causou abatimento e paralisação na sociedade brasileira. Mas a economia conseguiu se descolar da política, muito em função da capacidade, criatividade, vontade e resiliência da população e dos empresários brasileiros. 

Chegou a hora de passarmos a uma nova fase: a de mostrarmos aos nossos representantes políticos que é preciso avançar para além das ideologias e interesses individuais, unir esforços e realizar as votações necessárias ao desenvolvimento do país.  

Através do associativismo e do relacionamento entre as instituições de classe entre si, e delas com os poderes públicos, os empresários têm a oportunidade, e a responsabilidade cívica, de contribuir para mais essa mudança.

Ao mesmo tempo, temos que preparar nossos negócios para se adaptar às mudanças sociais que se apresentam em todo o mundo. Novos padrões de comportamento não só de crianças e jovens, mas também de adultos e idosos, já dão sinais claros de que o mercado imobiliário precisa inovar. 

É fundamental considerar as tecnologias digitais de gestão, os novos hábitos de compra e venda, os atuais formatos de família, o desejo de compartilhar para reduzir custos e ganhar tempo, a preferência pela praticidade e tantas outras características que formam um novo perfil que atualmente convive com os padrões tradicionais da sociedade.

Para 2018, a perspectiva dos especialistas é de continuidade na curva de crescimento econômico e de ampliação das mudanças comportamentais da população brasileira, tendo como pano de fundo as eleições majoritárias. Seja num campo ou no outro, os empresários do setor imobiliário precisam estar atentos para aproveitar as oportunidades. 

A ADEMI-BA continuará estimulando o debate e desenvolvendo relacionamentos institucionais para apoiar seus associados. Da mesma forma, provocará o poder público para se adaptar às novas demandas, com a velocidade que a sociedade precisa. Assim, caminharemos juntos, olhando para frente.


Praia do Forte, 10 de dezembro de 2017.


Cláudio Cunha

Presidente da ADEMI-BA