09 mar, 2018

Arquiteto indiano Balkrishna Doshi recebe o Prêmio Pritzker 2018

Aos 90 anos, o arquiteto e professor já trabalhou com Le Corbusier e fundou uma escola de arquitetura na Índia que depois se transformou em universidade

O arquiteto Balkrishna Doshi foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2018. Aos 90 anos, e com mais de 70 de carreira, Doshi é o primeiro profissional indiano a ser laureado.

Em paralelo à atuação na arquitetura, também desenvolveu uma sólida carreira acadêmica, sendo fundador de uma importante escola de arquitetura na cidade indiana de Ahmedabad – a School of Architecture and Planning, que mais tarde passou a se chamar Centre for Environmental Planning and Technology (CEPT) University.

No anúncio do prêmio, o júri mencionou Balkrishna como “fundamental para moldar o discurso da arquitetura em toda a Índia e internacionalmente”. Sua influência oriental reflete-se em uma série de projetos simples e funcionais, em sua maioria localizados em Ahmedabad. À frente do escritório Vastushilpa, Doshi é responsável por obras como o Tagore Memorial Hall (1967), o complexo residencial Life Insurance Corporation Housing (1973) e o Institute of Indology (1962).

Ao saber da honraria, da qual foi júri em 2005 e 2017, o arquiteto dedicou a Le Corbusier, responsável por exercer forte influência sobre suas obras. Também comemorou uma convicção antiga: "a vida celebra quando o estilo de vida e a arquitetura se fundem".

Prêmio Pritzker

O “Nobel da arquitetura” foi criado em 1979 e já premiou importantes nomes da arquitetura moderna, como Zaha Hadid, Alejandro Aravena, Reem Koolhaas e Frank Gehry, além dos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

Fonte: AECweb