22 ago, 2023

ADEMI-BA divulga balanço do mercado imobiliário baiano do segundo trimestre e primeiro semestre de 2023

Crescimento superou as expectativas do período

A ADEMI-BA apresentou na última terça-feira (22) para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e imprensa, os números alcançados pelo mercado imobiliário baiano no segundo trimestre de 2023. O resultado foi apresentado durante o evento de lançamento da 15ª edição do Salão Imobiliário, um dos maiores eventos do setor.

De acordo com o balanço apresentado pela BRAIN Inteligência Estratégica, empresa contratada pela ADEMI-BA para conduzir a pesquisa e analisar as informações, o segundo trimestre de 2023 registrou um crescimento de 38,7% no número de lançamentos, comparado ao mesmo período de 2022. Quando analisadas as vendas, o crescimento foi de 6,60% comparado ao mesmo período de 2022.

Analisando o primeiro semestre de 2023 contra o mesmo período de 2022, o aumento de lançamentos foi de 34% (totalizando 3.734 unidades lançadas em Salvador e região metropolitana) e de vendas, 11% (2.924 unidades vendidas). O VGV do período foi de R$ 1,825 bilhão (+0,3%).

O balanço mostrou também que, entre as capitais do Nordeste, Salvador ficou em segundo lugar na geração de empregos, com 8.838 empregos gerados com carteira assinada. 

Para o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, os números superaram as expectativas para o período. “Tivemos um primeiro semestre que, apesar dos fatores do macroambiente, especialmente politicos e econômicos, trouxe números surpreendentes. Nossa expectativa é de que o segundo semestre seja ainda melhor. Seguimos certos de que o imóvel é um investimento seguro e cada vez mais confiavel para a sociedade", disse Cunha.

Evento apresentou novidades do 15⁰ Salão Imobiliário ADEMI-BA

A tarde de terça trouxe também novidades e inovações do 15⁰ Salão Imobiliário da ADEMI-BA. O projeto deste ano promete reunir atrativos para todos os gostos e idades. Em formato totalmente Pet Friendly, o Salão Imobiliário terá auditório com palestras e oficinas, mini bairro com lojas funcionando para quem queira usufruir dos serviços, espaço decor com dicas de decoração, além de uma exposição sobre os 48 anos da ADEMI-BA e de evolução da cidade.

O Salão Imobiliário da Bahia acontecerá de 5 a 8 de outubro, no Centro de Convenções. O acesso é gratuito.